Terça-feira, 9 de Março de 2004

Já Voltei!!!

Pronto já cá estou!!!


Sentiram muito a minha falta?


Até aposto que a resposta é não...


Pois é!!! acontece que tive de me ausentar esta semana por razões profissionais (e por outras também), é que tive de ir fazer um estágio de observação a um Centro de Saúde e não pude regularmente actualizar o meu blog.


Muitos de voçês, que provavelmente estarão a ler este artigo, não saberão quais as actividades realizadas num Centro de Saúde.


O Centro de Saúde é a Unidade Básico do Sistema Nacional de Saúde para o atendimento e prestação de cuidados de saúde, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da doença e a educação para a saúde da comunidade onde está inserido.


Foi precisamente isto que eu fui ver. Nomeadamente fui assistir aos cuidados e às consultas que são prestadas nesse centro de saúde, fui ver uma sessão de educação para a saúde a uma escola do 2.º e 3.º ciclo (que por acaso foi a escola onde também eu fizera o meu ensino básico) e fui fazer domicílios às casas das pessoas.


Devo dizer que foi uma semana intensa e cheia de emoções. Isto fez-me ver as carências de certas pessoas e as carências dos centro de saúde (pois este como carentes pobres do Sistema Nacional de Saúde são deixados muitas vezes para trás e não são devidamente financiados pelo SNS).


Mas em contra partida, o trabalho desenvolvido pelos enfermeiros comunitários é de enorme positivismo e como tal deve ser enaltecido.


Isto fez-me pensar que talvez ingresse um dia nesta área da carreira profissional quando acabar o curso.


Acho que o enfermeiro comunitário tem um maior contacto com as pessoas, sendo que por vezes, esse contacto ultrapasse as barreiras do Centro de Saúde e chegue mesmo a ser de amizade para com os utentes. Aliás, esse clima de amizade que se estabelece entre os enfermeiros e os utentes é tão forte que chegamos a conheçer perfeitamente todos os elementos da sua família, pois uma das área onde o enfermeiro comunitário também intervem é na família e em todos os meios que envolvem o utente.


Mas tal como eu tinha afirmado anteriormente, por vezes os Centro de Saúde são os parentes pobres do Sistema Nacional de Saúde. Isto leva-me a questionar que talvez (para não dizer de certeza absoluta) os Centros de Saúde deveriam ser mais apoiados, pois se queremos melhorar a saúde do País (que nos tempos de hoje anda pela hora da morte) temos de começar por baixo. Isto é, tal como uma casa que para ser construída tem que ter alicerces, também a Saúde para ser melhorada tem que começar-se por melhorar os Serviços de Saúde Primários.


Portanto Senhor Ministro da Saúde!!!, em vez de chegar ao final do mês e ganhar o seu dinheirinho sem se preocupar com a saúde de todos os Portugueses, já que essa é a sua função, (por isso é que tem o título de Ministro da Saúde) deveria pensar sobre estas questões que são de interesse público.


Por isso Senhor Ministro, faça uma "vaquinha" no orçamento do Estado para os Centros de Saúde ou em tão disponibilize o seu ordenado para a ajuda a estes, caso contrário pode-se demitir que eu ofereco-me para seu sucessor. (Tenho a certeza que irei realizar um trabalho muito melhor que o seu).


Ai o Caraças!!!

publicado por Pica às 19:18
link | comentar | favorito
1 comentário:
De Anónimo a 11 de Março de 2004 às 16:41
o miudo tu andas-t mesmo a passar n andas? so tu para inventares metade destas historias....ai tu so keres k eu acbe as frek pa tares c a marina?...bigado pla consideraçao... tb gosto mt de tar ctg...lol, to a brincar, acabamos pa semana e vamos sair na 5, temos jantar d turma!curti a historia da barbie e do ken...Ritinha
</a>
(mailto:rsofernandes@iol.pt)


Comentar post