Domingo, 28 de Novembro de 2004

Ontem, Hoje e Amanhã?

Idosos.JPG

Os casais querem ter menos filhos e quanto mais tarde os tiverem melhor. É devido a isso que o nosso País está a envelhecer.



Acontece que os idosos continuam a ser maltratados e desrespeitados pela Nossa Sociedade.



Ninguém respeita o idoso que entra no autocarro e quer se sentar, pois as suas pernas já tiveram melhores dias. Ninguém respeita o idoso que chega ao Centro de Saúde (muitas das vezes, nem se quer está doente… só lá vai, para não se sentir sozinho em casa). Ninguém respeita o idoso nas suas opiniões, nos seus discursos, nos seus medos e nos seus direitos.



É nisto, que a Nossa Sociedade hipócrita, considera os idosos. Já não vigora uma Sociedade Gerontocrata, como a Chinesa, que idolatra os idosos acima de tudo, em que os idosos são uma fonte de experiências e de vivência e por isso um modo de evoluir a Sociedade e o modo de vida das Comunidades.



Será que é disto que precisamos, para melhorar os níveis económicos e financeiros do País?



Antigamente, os idosos eram respeitados, venerados, eram considerados como fonte de sabedoria e experiência, sendo deste modo bem tratados. Agora os idosos são considerados incapazes, desnecessários, inúteis, dispensáveis e dependentes de terceiros.



Embora envelhecer seja um processo Universal e Natural, ele é tomado como uma doença, e portanto embora não o seja, o envelhecimento é acompanhado por muitos fenómenos de estigmatização.



Mas o problema não é só na nossa maneira de pensar. O próprio Estado ignora os idosos e só lhes dá a devida atenção, durante as campanhas eleitorais, pois eles são um modo fáceis de ganhar votos.



Não existem apoios Financeiros e regalias de Saúde para eles. Muitos têm reformas medíocres, e como eles costumam dizer “sabe Deus o que eles têm de fazer, para esticar a mísera reforma que ganham”.



Compete-nos a Todos Nós mudar este cenário de miséria em que os idosos vivem. Compete-nos a Todos Nós olhar para os idosos com outros olhos. Compete-nos a Nós respeitar e dignificar os modos de vida destas pessoas. E Compete-nos a Nós cuidar e melhorar os estados de Mentais e Físicos que os nossos idosos dispõem.



Por isso, não se esqueçam, que pela ordem natural das coisas, todos iremos passar pela velhice. É por isso que eu digo:



“Não faças aos Outros, aquilo que não queres que te façam a Ti”

publicado por Pica às 13:51
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Anónimo a 17 de Março de 2006 às 18:43
es mt mt mt mt boa
comia-te toda
joao silva
</a>
(mailto:joaosilva_99_slb@hotmail.com)


Comentar post